Formações e encontros marcam o sábado (18) nas paróquias da Diocese de Guarapuava
Em Guarapuava, o destaque foi o 1º Encontro Intercongregacional, que reuniu 11 congregações femininas atuantes na diocese

O sábado (18 de abril de 2026), foi marcado por uma intensa programação formativa e missionária em diferentes paróquias da Diocese de Guarapuava, reunindo agentes de pastoral, lideranças e jovens em momentos de reflexão, espiritualidade e organização da ação evangelizadora. Em Guarapuava, o destaque foi o 1º Encontro Intercongregacional, que reuniu 11 congregações femininas atuantes na diocese. A iniciativa proporcionou a 26 jovens de diversas paróquias a oportunidade de conhecer diferentes carismas da vida religiosa. Durante o encontro, houve momentos de reflexão sobre a vocação, além da apresentação da história, espiritualidade e missão de cada congregação. As participantes acompanharam atentamente as exposições, vivenciando um verdadeiro convite ao discernimento vocacional.
No município de Turvo, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida acolheu um encontro que reuniu cerca de 400 catequistas. A formação teve assessoria de Altierez dos Santos, doutor em Ciências da Religião, mestre em Linguagens da Religião, especialista em Catequese, além de jornalista e escritor. Durante o encontro, foram abordados temas ligados à espiritualidade e ao serviço do catequista, reforçando a importância da missão catequética na vida da Igreja e o compromisso com a evangelização.
Já em Pitanga, na Casa de Formação São José, a Pastoral da Pessoa Idosa promoveu uma reunião que contou com a acolhida de 15 novos líderes. Segundo a coordenadora Rozilda do Nascimento, o encontro também tratou da capacitação de voluntários, da história da pastoral, além de reflexões sobre o envelhecimento, os direitos conquistados e a importância do acompanhamento às pessoas idosas nas comunidades.
Ainda em Pitanga, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Pitanga, aconteceu, das 8h às 16h, o Encontro de Formação e Animação Missionária, reunindo representantes das paróquias do Decanato Pitanga. Durante a programação, foram realizados encaminhamentos importantes para a caminhada missionária, especialmente em preparação ao Ano Jubilar pelos 60 anos da Diocese de Guarapuava. O encontro contribuiu para alinhar ações pastorais e motivar as comunidades a viverem este tempo de graça e unidade.
As atividades realizadas neste sábado evidenciam o dinamismo pastoral da diocese e o empenho das comunidades em fortalecer a formação, a missão e o cuidado com as diversas realidades do povo de Deus.
(Com Jorge Teles)
Veja Mais
-
FLAGRANTEForagido é capturado pela PM no Centro de Guarapuava
Ele foi detido e encaminhado à Delegacia
20/04/2026 09h10 -
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHERCárcere privado e agressão: mulher escapa pela janela em Guarapuava
Marido agressor foi detido e encaminhado à Delegacia
20/04/2026 08h50 -
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHERFilho agride e expulsa a própria mãe de casa em Guarapuava
Agressor foi detido e encaminhado à Delegacia
20/04/2026 08h04 -
SEM CNHFuga em alta velocidade termina em queda de moto e apreensão de adolescente em Guarapuava
Jovem de 16 anos precisou de atendimento médico
20/04/2026 07h37 -
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHERMedida ignorada, violência consumada: agressor é preso dentro da casa da vítima em Guarapuava
Jovem de 19 anos foi detido e encaminhado à Delegacia
20/04/2026 07h07 -
VIOLÊNCIATiro, ameaça e arma raspada: noite de tensão e casal preso em bairro de Guarapuava
Casal foi detido e encaminhado à Delegacia
20/04/2026 06h30



