Evento cultural reúne breaking dance e rima no Dia do Trabalhador em Guarapuava
Ação reuniu artistas locais e regionais, destacou o protagonismo do hip hop
Foto: Secom
A cultura como instrumento de transformação social e ocupação de espaços foi um dos destaques das comemorações do Dia do Trabalhador nesta sexta-feira (1º de maio de 2026) em Guarapuava. Logo na abertura do evento, a secretária de Cultura, Rossana Campelo, ressaltou a importância de incentivar manifestações artísticas na cidade. “Estamos muito felizes em ver esse movimento acontecendo. O hip hop tem vários elementos, como o breaking dance, o DJ e o grafite, e hoje tivemos apresentações incríveis. Precisamos dar espaço para esses artistas, porque a arte transforma vidas.”
Com uma programação marcada por energia e diversidade, o evento reuniu praticantes e admiradores da cultura hip hop. O público acompanhou de perto batalhas de breaking dance e MC’s.
Um dos organizadores, Cláudio Natanael, conhecido como Bigode Ceará, destacou a relevância de fortalecer o movimento dentro da própria cidade. “Trabalho com o breaking desde 2004, 2005, e tive a oportunidade de atuar com a seleção brasileira, viajando para vários países. Hoje, estar aqui organizando esse campeonato em Guarapuava, com tanta gente de fora prestigiando e uma plateia incrível, é gratificante. A gente acredita muito no potencial da cidade e na força dessa cultura.”
Participantes de cidades como Pato Branco, Francisco Beltrão e Reserva do Iguaçu marcaram presença, mostrando a integração regional e o crescimento do hip hop no interior do Paraná. “Sou do interior, de Reserva do Iguaçu, e ver um evento desse nível acontecendo aqui é muito importante pra gente”, afirmou B-Boy Luca.
“Estamos todos unidos, o evento está espetacular. É muito bom ver o hip hop ganhando espaço”, destacou B-Boy Lua, integrante da Radinho Crew.
“A gente precisa ocupar nossos espaços. O hip hop vem crescendo, e para a região sul, onde ainda é pouco difundido, isso aqui é essencial”, completou B-Boy Gaab.
A união entre os elementos culturais também foi celebrada pelos participantes. “Quando a periferia se junta, a cultura fica ainda mais forte”, resumiu Gaab.
A batalha de MC’s trouxe rimas marcadas por vivência e resistência. O MC e produtor guarapuavano Dione Mdr compartilhou sua trajetória. “Comecei no skate, improvisando rimas, e fui evoluindo dentro das batalhas. Hoje sigo na correria do rap nacional. O mais importante é nunca desistir dos seus sonhos.”
Para o público, o evento reforça a importância do acesso à cultura como direito. “A cultura é fundamental, especialmente em datas como o Dia do Trabalhador. Precisamos valorizar nossos artistas e garantir acesso à arte, ao lazer e à cultura”, destacou Marina de Campos.
(Com assessoria)
Veja Mais
-
SONHO REALIZADO“Perseverança venceu o impossível”, diz Ratinho Junior na inauguração da Ponte de Guaratuba
Governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou superação de entraves, impactos no Litoral e novo ciclo de investimentos em infraestrutura no Estado
02/05/2026 09h10 -
EM CANA!CERCO, FUGA E PRISÕES: 3 operações agitam setor policial em Guarapuava
Detidos foram encaminhados à Delegacia
02/05/2026 08h50 -
FLAGRANTEPM flagra moto adulterada e menor ao volante no Centro de Guarapuava
Jovem foi apreendido e encaminhado à Delegacia
02/05/2026 08h10 -
REFORÇOAbrasel sai fortalecida com nomeação do novo secretário de Turismo do Paraná
Governador nomeia novos secretários de Cidades, Turismo e Planejamento
02/05/2026 07h37 -
PRESOAtropelamento e fuga terminam em prisão de motorista bêbado em Guarapuava
Detido fi encaminhado à Delegacia
02/05/2026 07h07 -
SONHO REALIZADOGovernador Ratinho Junior inaugura a Ponte de Guaratuba, antigo sonho dos paranaenses
A cerimônia, capitaneada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, foi marcada por emoção
02/05/2026 06h50



